4º ANO
O Gigante Egoísta seguido de O Príncipe Feliz
Autor: Oscar Wilde
Ilustrador: Fátima Afonso
Nesta obra encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha
podemos alcançar a felicidade e fazermos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terra.
ATIVIDADES AQUI
O Príncipe Feliz
Autor: Oscar Wilde
Ilustrador: Fátima Afonso
Nesta obra encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e OPríncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha podemos alcançar a felicidade e fazemos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terr
ATIVIDADES AQUI
Seleção de Contos de Andersen
A Princesa e a Ervilha
Autor: Hans Christian Andersen
![](https://c79543129b.cbaul-cdnwnd.com/a2515b177fcf0727ee8afa2aae2dbbfa/system_preview_detail_200000445-db131dc0c4/Selecao-de-Contos-de-Andersen.jpg)
A Princesa e a Ervilha é um dos primeiros contos do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, e inicialmente publicado em 1835.
ATIVIDADES AQUI
História com Recadinho
Autora: Luísa Dacosta
A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um "mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas") para o mundo dos homens (onde havia"tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes"), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse "dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo". Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!
ATIVIDADES AQUI
A Maior Flor do Mundo
Autor: José Saramago
O autor começa por dizer que não sabe escrever para os mais pequenos, mas tem uma ideia para uma história, mesmo com palavras difíceis (mas não muito), e não resiste: desata a contá-la. Era uma vez um menino que vivia aventuras que o levavam a percorrer muitos caminhos, a seguir um rio, a saltitar entre as árvores, a atravessar o mundo todo. Um dia descobriu uma flor já murcha, prestes a morrer, e é então que decide salvá-la e fazer dela a maior do mundo.