2º ANO

                 

                                

 
                                      
    Estranhões e Bizarrocos 
    José Eduardo Agualusa   
Um inventor de coisas impossíveis: formigas mecânicas, passáros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos.

 

 
  
 
 Ou isto ou aquilo
  Cecília Meireles
 
   Versos, rimas, trocadilhos, jogos de palavras, trava-línguas.

  

ATIVIDADES AQUI

Bichos, Bichinhos e Bicharocos

Sidónio Muralha
 
 
«Nada sei da história deste livro, que tem mais ou menos a minha idade. Sei apenas que é um livro maravilhoso, escrito a seis mãos sobre oito bichos e uma estrelinha, que é uma espécie de bichinho no céu, porque tem, assim me ensinaram, luz própria e cintilante. […] Se os poemas são de uma imaginação mágica, a verdade é que são também as ilustrações de Júlio Pomar que tornam este livro único e precioso e que justificam plenamente esta ressurreição editorial.» 
Do prefácio de João Lobo Antunes para a 2.ª edição, 2010
 

                                     ATIVIDADES AQUI

                                        O Têpluquê  

                                                     Manuel António Pina

 

 

"Desde pequenas que ensinavam às letras a Ordem Alfabética. Quando elas perguntavam às letras grandes porque é que os ás haviam de ser sempre os primeiros e os zês sempre os últimos, e não outros (por exemplo, os pês os primeiros e os tês os últimos, ou os ésses, ou os jotas, ou outros quaisquer), as letras grandes diziam-lhes que tanto fazia. Na verdade, tanto fazia. Mas o facto é que os ás é que eram sempre os primeiros e os zês sempre os últimos…"

                                                        
                      

  ATIVIDADES AQUI

 

                                          A Girafa que comia estrelas      

                                                      José Eduardo Agualusa    

      

 

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


História infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.

ATIVIDADES AQUI