PETRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinopse

- «Gordura é formosura!», dizia-lhe a mãe, mas Petra não gostava da imagem que o espelho lhe devolvia. Ela queria ser alta, esbelta e elegante, e seria capaz de mover o céu e a terra para o conseguir. Porém, quando conheceu Fortunato…

Petra é uma pequena elefanta que rejeita o seu peso e sonha com um físico diferente. Depois das suas expectativas terem ido por água abaixo, após as frustradas tentativas de emagrecer através de métodos que não se adaptavam à sua espécie, a elefanta que ainda conservava a esperança de encontrar a solução para o que considerava «um problema», começa uma viagem que lhe proporcionará um encontro muito especial, divertidas aventuras e, sobretudo, fará com que tome consciência de si mesma, aceite tranquilamente a sua condição natural e perceba o seu corpo de uma maneira objectiva.

De certa forma, esta história pode ser uma metáfora da cultura actual e a alegoria de uma sociedade que diariamente projecta modelos muito afastados da nossa realidade quotidiana, mas que todos procuramos imitar em vão.
Neste sentido, o livro propõe uma visão optimista, já que nos transmite a mensagem que a chave para atingir a satisfação pessoal radica na autenticidade, e de que os outros nos aceitam tal como somos.

 

PLANIFICAÇÃO

 

LEITURA

 

EXPERIÊNCIA | O KAMISHIBAI, O TEATRO DE PAPEL

O Kamishibai é uma maneira de contar histórias que teve origem no Japão. Cada kamishibai é composto por um suporte de madeira em que se colocam cartões que têm ilustrações na frente (que ficam viradas para os espectadores) e texto nas costas (que fica virado para o contador de histórias, para que ele possa ir lendo os diálogos).
Parece que tudo teve origem na depressão económica dos anos 1930, quando milhares de desempregados tentaram arranjar uma maneira de ganhar a vida montando um pequeno "palco" na parte de trás das suas bicicletas — que lhes permitia ser contadores de histórias itinerantes e, ao mesmo tempo, vendedores de guloseimas ambulantes.
Claro que as coisas estão sempre encadeadas umas nas outras, e estes "animadores de leitura" inspiraram-se numa tradição de contar histórias que já vem do séc. IX ou X, quando monges budistas espalhavam a sua religião com a ajuda de narrativas e de rolos ilustrados.

 

 

 


CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO 

FOTOS

 

 

CONVITE ÀS TURMAS - 3º/4º F | 2º D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FILME DA ANIMAÇÃO DE LEITURA | KAMISHIBAI - TEATRO DE PAPEL

 

 

AUDIÇÃO "CARNAVAL DOS ANIMAIS", SAINT-SAENS | JOGO "QUAL O ANIMAL?"

As turmas escutam de olhos fechados a música  "Carnaval dos animais", de Camille Saint-Saens e adivinham qual o nome do animal que escutaram.

 

 

FOTOS

 

     

 

KIT DA ATIVIDADE